27 de ago. de 2010

Bolsas "ESTANDARTES" ilustrando a festa!



Festa de Nossa Senhora do Rosário promove resgate cultural
......................................................................................................


Rituais da manifestação, que é tradicional em Betim, tiveram início no dia 31 de julho com o hasteamento da Bandeira de Aviso
Entre os dias 19 e 29 de agosto, os cidadãos de Betim poderão homenagear Nossa Senhora do Rosário com uma programação festiva de cor, arte e devoção. Com o tema "!Mãe de Deus e nossa, modelo de silêncio e oração" será realizada a solenidade do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. O evento, marcado pela manifestação cultural e   religiosa do congado, faz parte do calendário de eventos da cidade e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe).

Os primeiros rituais da festa de Nossa Senhora do Rosário ocorreram no dia 31 de julho com o hasteamento da Bandeira de Aviso. A manifestação é um anúncio de que o mês seguinte àquela data, ou seja, agosto, será marcado por festividades.

A festa de devoção a Nossa Senhora do Rosário, que possui como registro mais antigo ocorrências no século XVIII, é organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, tradicional grupo cultural de Betim, responsável por diversos rituais durante os eventos festivos, como o hasteamento da Bandeira de Aviso, as novenas, o traslado de imagens à Capela de Nossa Senhora do Rosário, e belos cortejos ao som de tambores e apitos na culminância da festa.

"A Festa de Nossa Senhora do Rosário remete às origens de nosso povo, e é por sua tradição e importância histórica que todos estão convidados a participar", afirma o presidente da Funarbe, Aderbal Gomes. Ele lembra ainda que a festa foi registrada como patrimônio imaterial de Betim neste ano. O registro foi reconhecido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). A Funarbe tem a responsabilidade de proteger e fomentar a manifestação.

O evento é tradicionalmente realizado na Capela de Nossa Senhora do Rosário, um símbolo para o congado e um bem tombado pelo patrimônio histórico de Betim. A Capela está localizada na Praça do Rosário, s/nº, no bairro Angola.
  
Confira abaixo a programação:
  
19 a 27 de agosto, às 19h
Novena a Nossa Senhora do Rosário
Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário

28 de agosto, às 19h
Cortejo pela rua do Rosário
Hasteamento da Bandeira de Nossa Senhora do Rosário
Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário
Procedimento realizado pela Irmandade do Congado com a finalidade de anunciar que no dia seguinte será realizada a festa de devoção a Nossa Senhora do Rosário.
29 de agosto - 0h: Vigília matinal na Capela de Nossa Senhora do Rosário
- 9h: Concentração no Parque de Exposições David Gonçalves Lara
- 10h: Celebração no Cruzeiro da Irmandade (em frente ao Parque de Exposições)
- 11h: Cortejo pela rua do Rosário
- 13h: Rituais de devoção na Capela de Nossa Senhora do Rosário
- 17h: Cortejo pelo bairro Angola
- 19h: Missa Conga
- 21h: Arreamento das bandeiras e pagamento de promessas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer saber algo mais?