30 de out. de 2010

Tarde de customizações

Técnicas utilizadas nas peças: Tingimento comum, tingimento tie-dye, costura, aplicação.

1 - Figurino para uma apresentação musical utilizando tres peças antigas:
a- Colete: Tingimento comum, o colete é de linho azul escuro e estava muito desbotado e com os locais dos botões em desgaste avançado! Furado mesmo! Daí foi feito inicialmente um tingimento à quente com a cor preta, é só seguir as instruções da embalagem da tinta de tingir, observe, de tingir não de pintar, a marca mais comum no mercado é a Tingecor da Guarany.
Depois de seco, apliquei nos locais anteriormente ocupado pelos botões, umas alcinhas de cordão acetinado e por cima destas uma tira bordada de ponto russo. Assim formei o novo abotoamento.
b- Saia: Antes era um vestido e como estava muito apertado na parte de cima, transformei-o  em uma saia.
Cortei na posição da cintura, recortando o zíper também e da parte de cima do vestido retirei o tecido para o cós.Cuidei de passar vários pontos com linha grossa na parte onde o zíper foi cortado.
c- Bata estilo cigana com mangas boca de sino: Troquei o elástico do decote com fita, apliquei um franzido comum nas mangas, que foi escondido com fita e pérolas e também costurei uma  renda no contorno das mangas. Vou acrescentar fotos destas peças vestidas depois, adorei o resultado, só por isto antecipei e já publiquei aqui!




Abaixo  blusas e camisetas velhas, ainda no varal! que  foram  renovadas com a técnica mais simples do Tie-dye.
Aqui foi utilizado o corante Tingecor nº 38 cor caqui. Amarrei as peças com cordão e para o tingimento segui as instruções contidas no próprio tubo do corante, fácil demais!Detalhe: um tingimento rendeu as tres peças de uma vez,
um tubinho, uma fervura e tres blusas renovadas!
Economia demais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer saber algo mais?