25 de set. de 2009

Conheça a arte de Haroldo de Sousa

Haroldo é um amigo e talentoso artista que vive  na mesma cidade que eu e que até já falei dele aqui no blog sobre quando trabalhamos  na "Casa dos Espelhos" que foi uma instalação artística produzida por nós dois em 2004...  (Para saber sobre este trabalho clique AQUI e para o slide com as fotos clique  AQUI.)
Admiro muito o processo de trabalho que ele vem desenvolvendo sobre livros antigos e o resultado disto tudo. Daí trouxe um pouco do mais recente que ele está produzindo para compartilhar  porque além de tudo é um  processo  que considero muito inspirador...  e  focalizando neste ponto, então, concluo como  pura ARTE!
Veja o que ele diz sobre seu trabalho:


"Estou trabalhando em nova coleção de livros:  "Vis Ardis" 

Vis vem da palavra "vil" , que quer dizer abjeto, abjeto; que vem da palavra VILão. Ardis, são estratégias, artimanhas.

Esse é o nome de um dos meus livros, ou quem sabe da exposição dos mesmos, estou na dúvida ainda quanto ao nome... Vi esta combinação sonora interessante no grego Sófocles  em uma discussão em que aparece esse "vil ardil"... que Ulisses tramou contra um outro herói grego..."



Não é show? Eu adoro!!!
O interessante é que ele reaproveita livros jogados fora e dentro dos textos publicados encontra palavras soltas que são cuidadosamente reunidas e acabam formando frases poéticas, veja nesta última foto (pág em verde). 

3 comentários:

  1. Amei! Parabéns és uma artista. Não esqueci o vestido branco de bolinhas vermelhas, em outubro vou querer se ainda tiveres. Um bom final de semana! Beijocas Ana Lucia

    ResponderExcluir
  2. Querida Chirley!!Trabalho de muita sensibilidade!!Fiquei muito feliz de passear pelo Atelier de Maria...

    ResponderExcluir
  3. Livrinho artesanal...
    A demora vai valer a pena amiga de trabalho...
    Ele é de fato um "sonhinho" Bom...
    bjim

    ResponderExcluir

Quer saber algo mais?